Samuel cavalcante

Samuel Moro Bergamo Cavalcante

Qual é a sua experiência colaborando para que equipes sejam ágeis?

Comecei a estudar métodos ágeis em 2010 enquanto estava no SENACMS, em 2013 passei a trabalhar com como Scrum Master em equipes da empresa DigithoBrasil (atualmente Digix) aonde estudei muito sobre Scrum, Kanban e facilitação de equipes. Atualmente atuo como Agile Coach na K21 agindo na transformação digital e ágil em diversas empresas.

O que você planeja aprender ou explorar nesse Camp?

  • O Agile Coach? Gostaria de refinar meus conhecimentos, entendendo a visão dos colegas quanto sobre esse papel. Em suma criei uma linha de raciocínio para entender esse papel mas gostaria de questioná-la. Uma prévia da minha linha de raciocínio atual : Utilizo a cadeia de valor (imagem de um Rio criada pelo Rodrigo de Toledo), com Coaching in a 2d Space do Alistair e os 4 domínios da agilidade (K21).
  • Ter conversas inovadoras sobre culturas organizacionais, exemplo 'A cultura organizacional é "controlável'"?
  • A transformação ágil e transformação digital. O que tem acontecido nas empresas? A diferença está clara? Minha impressão é de que existem muitas distorções como: "Vamos fazer um Design Sprint para termos certeza de todo o escopo do Projeto".

Como você planeja contribuir para esse Camp?

Vejo esse encontro como um momento de colaboração e criação de novos conhecimentos, o uso da inteligência coletiva para novos resultados. Pretendo contribuir com discussões sobre o papel do Agile Coach nas organizações e sobre como as pessoas estão agindo e reagindo com agilidade nas grandes corporações. Como exemplo de discussão que acredito ser interessante, "O Agile Coach é a polícia da agilidade?", tenho ouvido relatos que trazem essa percepção sobre o papel do Agile Coach, mas como fazer para isso não acontecer? O quanto o Agile Coach está ou deve estar atendo a isso?

Qual é o maior desafio para a comunidade ágil nos próximos 5 anos e por que?

Depende, 5 anos acredito ser muito tempo, porém o que vejo de próximo desafio é o True Agile. Atualmente existem muitas distorções de entendimentos e empresas usando o Agile como a fórmula mágica.