Em 2006 começei a ajudar a equipe com a qual eu trabalhava a mudar a sua forma como lidar com o desenvolvimento de software, aplicando técnicas mais colaborativas e centradas no usuário e com ciclos menores de entrega. Como resultado diminuimos o tamanho do backlog em espera para ser trabalhado pela equipe, aumentamos a satisfação do cliente e melhoramos a qualidade do software que dávamos manutenção.
Em 2008 passei a colaborar com outras equipes de desenvolvimento me dedicando na melhoria do fluxo de trabalho dessas equipes. Também realizei treinamentos e workshops com as equipes de desenvolvimento com as quais eu trabalhava. Fui convidado a realizar palestras, treinamentos e workshops para outras empresas. Atualmente ajudo as pessoas e equipes das organizações a aprenderem melhores formas de melhorem seu sistema seu trabalho.
Geralmente vejo uma tendência de focarmos uma conversa ou debates em soluções, entretando entender bem os porquês relacionados ao tema que se está debatendo me parece a forma mais eficaz de se chegar a melhor solução. Acredito que eu possa contribuir com os participantes, com perspectivas e abordagens diferentes sobre essa questão bem como oferecer sugestões para extrair a melhor aprendizagem resultante dessas conversas.
O maior desafio para as pessoas da comunidade é centrarem seus esforços na aprendizagem do que fazem, porque fazem e como fazem e dedicarem menos esforços a seguirem modelos ou métodos.