Lucas Alencar


Qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis?

Trabalho como Software Engineer faz 6 anos, porém tenho tido mais um papel de facilitador faz uns 3 anos. Continuo trabalhando como Dev, porém ajudo na organização do trabalho de forma que facilite a vida de todos os devs do time a trabalhar melhor. Organizo as retros e como priorizamos problemas de engenharia.

Sobre as retrospectivas, atuo apenas no contexto do time em que estou trabalhando no momento. Porém como o time é grande (12 pessoas atualmente), tenho organizado mais de uma retrospectiva com assuntos diferentes. É o que estou focado no momento, tornar as retrospectivas mais frequentes e com um conteúdo muito mais rico.

Sobre os problemas priorizados, recentemente estamos com alguns problemas durante a operação do produto que mantemos e o time não estava agindo para resolver eles. Por conta disso, eu reuni todos os engenheiros e nós conversamos para sobre esses problemas, quais eram os que doiam mais e que tinham um esforço baixo para resolvermos logo. Assim, conseguimos priorizar e colocar no backlog do time esses problemas para resolvermos.

Além disso, também costumo questionar os nossos processos atuais e incentivar o time a pensar em melhorias e como podemos trabalhar melhor juntos.

O que você planeja aprender ou explorar nesse Camp?

Planejo aprender mais como posso melhorar minhas habilidades de feedback. Feedback é sempre o gargalo pra mim e gostaria de aprender como eu posso ajudar os meus colegas, qual o melhor momento para feedbacks, como eu posso dar feedbacks. E como posso construir essa cultura no time.

Qual é o maior desafio para a comunidade ágil nos próximos 5 anos e por que?

Como podemos definir processos que mantenham o nível de agilidade que temos hoje, porém olhando também para o bem estar das pessoas. Estamos em uma crise de workaholism que está afetando muitas pessoas e processos podem ser uma forma de aliviar essa carga de stress e preocupação que temos no dia a dia.

O grande desafio é manter o mesmo nível de agilidade, que é conseguirmos manter os times prontos para mudanças conseguirmos adaptar rápido sem dificuldade. Os pontos importantes de foco é a agilidade e também o bem estar do time.

Voltar