Tenho 10 anos de experiência com Ágil dos quais 8 como Scrum Master/Agile Coach. Atualmente sou:
Delivery Manager (Concrete): responsável por suportar a entrega de 13 times ágeis dentro do maior banco da América Latina
Agile Chapter Lead (Concrete): gestor de carreira de 25 agilistas. Contratação, demissão, promoção, crescimento profissional, satisfação pessoal, etc.
Trainer (Agile School / Scrum.org): sou trainer de Agile e afins nas horas vagas :)
Um case interessante na minha carreira (que passou a ser estudo de caso do meu mestrado) foi quando trabalhei no UOL. As métricas dos nossos times de produto foram as seguintes:
Em 2012 tivemos 15 deploys/ano e leadtime médio de 2 meses para cada feature
Em 2013 foi aquele “ano da mudança”, as métricas ficaram meio inconsistentes
Por fim, em 2014 chegamos a 483 deploys/ano e um leadtime médio de + ou - 7 dias.
O maior desafio desse processo não estava no time mas na organização, em se engajar na alteração de processos internos e de governança que estávamos propondo.
Gostaria de explorar mais nesse Camp o tópico estruturas organizacionais descentralizadas (principalmente em grandes empresas). Times auto organizados são reconhecidos como mais efetivos na solução de problemas complexos. Mas essa descentralização é efetiva em diversos contextos?
Algumas esferas de descentralização:
Técnico: Como times tomam decisões técnicas que mantenham um padrão? (isso é importante?)
Composição: Como times podem definir seus próprios integrantes? (contratação, demissão)
Financeiro: Como times podem definir seus salários e benefícios? Como times definem orçamento a ser compartilhado na criação do produto?
Negócio: Como times podem se alinhar em decisões de negócios? (sem a necessidade de centralizar num gerente de produto ou CEO)
Onde está o equilíbrio entre centralização e descentralização na estrutura organizacional?
O desafio é crescer com qualidade. Não permitir que implantações disfuncionais e frameworks totalmente mecânicos se tornem a referência de Agilidade para o mercado.
Voltar