Rodrigo Pinto


Qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis?

Tenho 10 anos de experiência com Ágil dos quais 8 como Scrum Master/Agile Coach. Atualmente sou:

Delivery Manager (Concrete): responsável por suportar a entrega de 13 times ágeis dentro do maior banco da América Latina

Agile Chapter Lead (Concrete): gestor de carreira de 25 agilistas. Contratação, demissão, promoção, crescimento profissional, satisfação pessoal, etc.

Trainer (Agile School / Scrum.org): sou trainer de Agile e afins nas horas vagas :)

Um case interessante na minha carreira (que passou a ser estudo de caso do meu mestrado) foi quando trabalhei no UOL. As métricas dos nossos times de produto foram as seguintes:

O maior desafio desse processo não estava no time mas na organização, em se engajar na alteração de processos internos e de governança que estávamos propondo.

O que você planeja aprender ou explorar nesse Camp?

Gostaria de explorar mais nesse Camp o tópico estruturas organizacionais descentralizadas (principalmente em grandes empresas). Times auto organizados são reconhecidos como mais efetivos na solução de problemas complexos. Mas essa descentralização é efetiva em diversos contextos?

Algumas esferas de descentralização:

Onde está o equilíbrio entre centralização e descentralização na estrutura organizacional?

Qual é o maior desafio para a comunidade ágil nos próximos 5 anos e por que?

O desafio é crescer com qualidade. Não permitir que implantações disfuncionais e frameworks totalmente mecânicos se tornem a referência de Agilidade para o mercado.

Voltar