Samuel Cavalcante


Qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis?

Comecei a estudar métodos ágeis em 2010 enquanto estava no SENACMS, em 2013 passei a trabalhar com como Scrum Master em equipes da empresa DigithoBrasil (atualmente Digix) aonde estudei muito sobre Scrum, Kanban e facilitação de equipes. Em equipes consegui facilitar o trabalho de evolução no uso de conceitos da Agilidade no mundo de TI e no Mundo Off TI. Atualmente atuo como Agile Coach na K21 agindo na transformação digital e ágil em diversas empresas.

O que você planeja aprender ou explorar nesse Camp?

  • Falando de Agilidade OffTI: por que estão tentando literalmente copiar a TI? Será que os agilistas influenciaram a substituição do paradigma cascata para o paradigma tem que ser Squad? Queria entender a visão dos colegas quanto a esse mundo que vem carregado de paradigmas e buscando fórmulas mágicas para solucionar os problemas.

  • Reinventar os conceitos organização não tem sido fácil, por que fazer isso? Será precisamos criar forças como comunidade para mudar o MindSet das grandes corporações? Vejo uma dificuldade nas corporações de entendimento dos papéis e muita busca pela bala de prata, sistemas organizacionais forçando a mão colocando agilidade como meta e em parte dos casos como parte do jogo político organizacional.

  • Métodos de avaliação: esse é um assunto que me gera curiosidade sobre os modelos organizacionais atuais. Parte das empresas que tenho passado estão utilizando o modelo 9box com curva forçada para avaliação de desempenho. O problema é que esse modelo avalia o indivíduo atrapalhando a colaboração e formação de equipes. Acredito que mudanças abruptas no sistema podem gerar disfunções piores, assim como deixar o sistema organizacional sem modelos para avaliação também é perigoso. Queria saber como os colegas estão lidando com esse assunto em grandes corporações, precisamos nos envolver com esse assunto? Por quê? Quais modelos existem?

Qual é o maior desafio para a comunidade ágil nos próximos 5 anos e por que?

Quebrar essa percepção de modinha e fortalecer o modelo mental ágil em grandes corporações. O mundo de grandes corporações ainda enxergam Agilidade como algo rapidinho e squad como uma bala de prata.

Voltar