Alisson Fernandes


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Pronto a discutir os mais diversos temas e absorver ao máximo os insights dos outros participantes. Tenho especial interesse em debates e embates sobre: Cultura Organizacional, Mudança de Mindset, Agilidade além de TI, Agilidade Organizacional e o Futuro da Agilidade. Menor interesse em metodologias e frameworks, mas pronto a debater também! Venho trabalhando em uma transformação envolvendo 1.200 pessoas e adoraria trocar experiências, sucessos e fracassos dessa jornada, bem como aprender com aqueles que já passaram por situações semelhantes. Por falar em fracassos, acho que seria enriquecedor gerar debates focados em tentativas que deram errado, afinal isso também é ágil!

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Tenho experiências de sucesso e fracasso em transformações para compartilhar. Gosto de trazer ideias e contestações para enriquecer debates. Posso compartilhar conhecimento sobre Métricas, Design Organizacional, Scrum, Kanban, Design Thinking, Cultura, Treinamentos, Comunidades, Organização de Eventos, Agile fora de TI, Agile em Equipes de Sustentação e assuntos correlatos.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Comecei a trabalhar com Lean em Equipes de Operações de TI em 2011. Trabalhei com implementação de práticas e design e gestão de KPIs por aproximadamente 4 anos. Em 2016, tive a oportunidade de, junto com uma equipe formada por representantes de 12 países, passar um mês realizando serviço voluntário nas Filipinas. Na preparação para o assignment e, posteriormente trabalhando para entregar valor em um prazo extremamente agressivo que tive meu primeiro contato com Design Thinking e posteriormente com a Agilidade. Como podem perceber, completamente fora do mundo de TI. De lá para cá trabalhei como Gerente de Projetos e Gerente de Programa usando métodos tradicionais, ágeis e mistos; Scrum Master, Agile Master, Treinador, Facilitador e Agile Coach. Além disso, pude participar de três ondas de transformação desde 2017, onde o foco foi Kanban para as equipes, design das equipes e design organizacional.

Voltar