Jose Jr


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Acredito que este Camp é um momento de aprendizado profundo podendo analisar várias situações onde a agilidade está sendo empregada e como, pois grandes Corporações, pequenas, médias, tem diferentes visões do que é agilidade e o que realmente ela pode fazer pela empresa. Espero poder compartilhar e aprender profundamente com pessoas e suas experiências que estarão neste camp. Gostaria também de saber como estão utilizando os métodos ágeis na área do Comercial, pois já realizei esse tipo de trabalho.

Gostaria de me aprofundar sobre; ·

Feedback, hoje vejo que muitas pessoas não sabem pedir, outras acham que podem dar só porque trabalham juntas, outras não dão feedback, mas sim ferraback e temos falado pouco sobre isso, vi pessoas quebrando por causa disso e feedback é uma das ferramentas mais importantes para o crescimento de pessoas e assim crescimento das próprias empresas. PNL, a Programação Neurolinguística é uma “ferramenta” muito importante não somente para entender outras pessoas e como melhorar o relacionamento interpessoal, utilizar gatilhos e influenciar pessoas, mas o autoconhecimento é uma das grandes pérolas da PNL. Andragogia · A Arte de orientar o aprendizado de adultos deve ser utilizada em todos os momentos de facilitação, treinamentos, workshops. Quem efetivamente está utilizando? Onde? Experiências, e compartilhamento delas seria de grande aprendizado. Agilidade no RH - Em 2019 houve um boom de workshops, treinamentos, eventos, palestras e experimentos no RH feitos por muitas empresas e pessoas, mas olhando mais profundamente, os grandes pontos do RH tradicional quais são as diferenças? Qual será o novo papel do RH neste último ano da segunda década do século 21? Business Agility, a nova buzzword que muitos estão falando, novos frameworks até adaptações de métodos e frameworks já existentes estão sendo criados e usados(pelo menos a tentativa) para alcançar a adaptabilidade necessária para sobreviver no mercado de hoje e que está cada vez mais dinâmico. O que estão usando? Como estamos vendo esse movimento? Qual a velocidade que isto está acontecendo, pois algumas pesquisas internacionais dizem que o Brasil está muito lento neste processo.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Trazendo questionamentos e provocações aprendidas com a experiência de 15 anos em treinamentos, 25 anos em palestras para jovens e adultos e no dia a dia nas mais variadas empresas em qual já passei no Brasil e na Europa e claro, onde estou tralhando hoje. Trarei um pouco da visão da Comunidade Internacional da Kanban University e da Flight Levels Academy. Visões dos C-Level’s que conversei no último ano e a visão em que talvez a agilidade deverá buscar e/ou talvez atuar nos próximos anos. A provocação que deixo é, será que o termo agilidade vai continuar nos próximos 10 anos?

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Me aprofundei no assunto em 2012 onde conheci Alexandre Magno e fiz seus cursos para poder atuar melhor como ScrumMaster e Produtc Owner e certificar-me pela Scrum Alliance. Inseri Scrum, Kanban e mindset ágil na área de desenvolvimento de software onde antes era totalmente cascata. Resultados após 2 anos do início de mudança foi que o desempenho da equipe dobrou, mas a mudança mais reconhecida, foi a qualidade dos itens entregues! Atuei também em empresas do setor Financeiro, cosméticos, marketing digital, cobranças em áreas de RH, comercial e outros introduzindo Agilidade trazendo resultados concretos para elas. Hoje me aprofundo mais ainda semanalmente aprendendo com Rodrigo de Toledo, Marcos Garrido, Carlos Felipe e tantos outros. Realizei treinamentos, palestras e workshops de scrum, aprendizado emergente, métodos ágeis, Treinamentos de Kanban, Workshop para Executivos, PO, ScrumMaster, SETUP de times e colaboração em Eventos de TI como ECOTIC, Agile Tour, TDC, Agile Brazil, Scrum Gathering, Kanban Global Summit, empresas e instituições como SENAI, UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná, UEL(Universidade de Londrina), SEBRAE, e dando aula no MBA do Sistema FIEP. Hoje sou Trainer e Agile Expert na k21.

Voltar