Nara Sakamoto


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Planejo aprender sobre organização de times ágeis de desenvolvimento abstraindo o modelo mental que permeia as organizações atualmente pois percebo que o apego a modelos pré existentes dificulta a criatividade e auto-organização. Estamos reorganizando os times de desenvolvimento de produtos e temos discutido o quanto a composição das equipes deveria ou não ser refletida pela estrutura de código de sistemas ou mesmo pelos objetivos estratégicos. Além disso, em tempos onde fala-se muito sobre Business Agility planejo explorar casos de aplicação e aprender com erros e acertos dos mesmos.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Posso contribuir com a minha experiência nas empresas em que estive como desenvolvedora e também em cargos de liderança. Além disso posso ajudar na organização do evento.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Trabalho com agilidade há 8 anos. Inicialmente como desenvolvedora, depois como agilista e por fim em cargos de gestão. Como pude participar de diversos níveis de decisão da empresa, acredito que tenho perspectivas diferentes sobre algumas problemáticas, como por exemplo OKRs. Atualmente como coordenadora de times de desenvolvimento em uma empresa onde o cargo era inexistente, tenho desafios além do contexto de desenvolvimento envolvendo as demais áreas da empresa, como o desdobramento de metas estratégicas dentro de um time com alta centralização de conhecimento, aquisição de demandas sem planejamento que atravessam as etapas de concepção de produtos, ganho de confiança e construção de times de alta performance.

Voltar