Renato Henrique Guarato


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Temos visto muitas pessoas se preocupando apenas em fazer e entregar rápido as demandas que chegam. Porém, esse tipo de comportamento acaba gerando várias disfunções dentro dos times, tais como:

Perguntas em busca de respostas:

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Fizemos um trabalho bem forte de transformação na empresa nos últimos 2 anos, tivemos vários cases de sucessos e insucessos. Além de gostar de participar de discussões trazendo meu ponto de vista sobre esses assuntos.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Trabalho com agilidade a mais de 5 anos. Iniciei o contato quando atuava como desenvolvedor e após isso sempre busquei conteúdo sobre o tema para poder aprofundar mais no assunto.

Nos últimos 2 anos atuei como Scrum Master em 2 times onde parte do time atua remoto. Nessa experiência ajudei a fazer com que todo o time mantivesse uma boa comunicação, senso de urgência principalmente por parte do time estar remoto e pela criticidade do projeto.

No último ano, junto com outros Scrum Master da empresa, trouxemos para a empresa treinamento onde envolvemos todo time para que os mesmos tivessem referências do que as empresas no mercado estão utilizando. Além disso, nós que estamos a frente dessa transformação, estudamos, participamos de eventos e trouxemos e aplicamos bastante conteúdo relevante que vimos nesses eventos.

Frequentemente, aplicamos nos times dinâmicas como health check, team building, retrospective, tudo isso para que possamos mostrar ao time que a melhoria é contínua e que todos do time são responsáveis pela transformação que buscamos.

Também no dia-a-dia, tenho atuado fortemente junto ao time tendo percepções sobre disfunções que possa estar acontecendo e poder atuar o quanto antes. Sempre que alguma nova pessoa entra no time, temos a preocupação de realizar o assessment do mesmo junto com o time para que possa ter visão do fluxo de trabalho e também para que possamos alinhar expectativas entre todos e com isso disseminar o mindset ágil em toda organização. Participamos de vários eventos trocando experiências com várias pessoas e com isso trazemos para dentro de casa essas experiências onde pudemos aplicar e também adaptar em nossa realidade.

No último ano, atuando como coordenador de uma vertical na empresa, os desafios aumentaram. Mas porque? Novos times começaram e com isso novas pessoas chegando. E deixar claro o mindset que temos trabalhado acaba sendo desafiador. Como coordenador, atuando junto aos times, sempre alinhado ao Gerente/ Gerente Geral da vertical focado em identificar necessidades das equipes, baseado em indicadores e métricas, acompanhando sempre o ecossistema das equipes que estou atuando. Sou responsável por facilitar o trabalho do time de desenvolvimento, removendo impedimentos e ajudando o time a resolver os problemas entre as áreas, times e parceiros. Sempre priorizando mais as pessoas do que os processos motivando e empoderando as pessoas para que possam tomar as melhores decisões de forma colaborativa.

Voltar