Thiago Boschese


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Pretendo explorar assuntos como cultura organizacional, Holacracia, Organizações Teal e outros mais profundos que estão relacionados a agilidade mas que também envolvem outros aspectos das organizações. Tenho questões relacionadas a métodos ágeis já consagrados como Scrum e Kanban como por ex: O quanto o uso de um conjunto fechado de práticas pode nos afastar dos valores e princípios ágeis? O quanto um papel centralizador como um PO é ágil? Em minhas últimas experiências lidei com resistência de culturas tradicionais em grandes empresas onde muitas vezes o ego está institucionalizado em estruturas hierárquicas. Acredito muito em práticas ágeis, Design Thinking e facilitações como Estruturas Libertadoras, para lidar com isto. Será um grande prazer levar o meu ponto de vista e trocar com outros agilistas.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Posso contribuir levando a vivência que tenho em diferentes contextos, muitas tentativas fracassadas e muitas bem sucedidas relacionadas a agilidade. Meu primeiro contato com agilidade foi atuando em um DevTeam na Nova.com (atual Via Varejo). Em seguida passei 5 anos na Centauro, onde iniciei uma bem sucedida Transformação Digital, atuando como SM e depois como PO de OMNIChannel. Passei o último ano na Centauro como Agilista, apoiando iniciativas ágeis em toda organização. Desde 2018 sou Consultor Agilista na DBServer, lá já apoiei iniciativas ágeis como um projeto de Supply Chain na Sanofi, Redesign Organizacional da Super Digital (Fintech do Santander) e facilitação de práticas ágeis do time de inovação da Klabin entre outras experiências. Já facilitei também muitos workshops, treinamentos e dinâmicas, sou praticante e entusiasta de Estruturas Libertadoras, que podem ser muito úteis em eventos como estes. O conhecimento em Holacracia como facilitador também é algo que considero interessante. Além disso eu toco violão e canto :)

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Trabalho com tecnologia a pelo menos 12 anos, com agilidade pelo menos 5. Já fui desenvolvedor, QA SM e PO empresas do mercado financeiro e do varejo. Atualmente sou consultor de Agile na DBServer e atendo alguns clientes como Centauro, Embraer, Sanofi, Santander, Restoque, Carrefour entre outras grandes empresas brasileiras e multinacionais. Acredito em uma abordagem pragmática e agnóstica focando na essência da agilidade para transformar pessoas e negócios.

Voltar