Vinícius Campos


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Busco ter um perfil de profissional generalista, tenho paixão por empreender a minha carreira pelo estudo e compartilhamento de experiências de diversas formas. Nessa trajetória, venho me desafiando a estudar/praticar sobre agilidade (técnica e processos), gestão de pessoas, gestão de produtos e recentemente sobre aprendizagem e criatividade.

Nessa edição, do ponto de vista de participante posso contribuir nas discussões sobre esses assuntos citados, principalmente ouvindo, conectando com o meu dia a dia e devolvendo em questionamentos construtivos para o grupo.

Do ponto de vista de colaboração do evento, sinto-me confortável em facilitar as rodas de open space e construir facilitações visuais dos assuntos discutidos.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Olá! Minhas portas para agilidade se deram em 2011, quando ao término da faculdade escrevi uma monografia com o tema "eXtreme Programming: testes automatizados de unidade e Test-Driven Development (TDD)”. Por atuar como desenvolvedor, essas e outras práticas da XP começaram a fazer parte do meu dia a dia contribuindo para uma melhor excelência técnica.

Já em 2016 tive um despertar em frente aos problemas que eu estava vivendo e decidi buscar mais abordagens para complementar o meu trabalho. Enquanto pessoa desenvolvedora também assumi o papel de Scrum Master em frente de um time dentro de um cliente que estava fazendo uma "Transformação Ágil”. Esse também foi o início da minha participação em várias conferências e meetups sobre assuntos relacionados a agilidade.

Passadas outras experiências nesse papel e com novas ferramentas como Kanban, em 2018 compartilhei no Scrum Gathering Rio com o tema "Desmistificando a eXtreme Programming para desenvolvedores "não ágeis”", por notar que práticas técnicas era uma deficiência não explorada e esquecida na nossa atuação diária.

Atualmente atuo como Agile Master na PagSeguro PagBank na área de Pagamentos Digitais, onde estamos passando por um grande desafio de escala entre os times e experimentando um ambiente complexo com extrações de fluxos de um monolito que é o coração da empresa.

Voltar