Mudança de data

Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.





Auri Cavalcante


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Tenho estudado sobre design organizacional e como adaptar para a realidade da empresa. Estamos buscando manter nossa organização mais horizontal, porém vejo que ainda há muita resistência por parte das pessoas nesse caminho. Elas ainda preferem os modelos tradicionais como plano de cargos e carreiras além de PDIs. Queria discutir como a cultura ágil tem influência nessa área nas empresas para quebrar alguns paradigmas e como a comunidade tem visto o impacto do manifesto ágil para RH nas organizações.

Um outro tema que tenho interesse é sobre a produtividade nos times ágeis. Falamos muito de gerir o trabalho não o trabalhador, porém algumas vezes a expectativa dos clientes não é atendida porque as entregas não alcançam o valor esperado.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Tenho trabalhado com agilidade há quase 10 anos, nesse tempo já pude atuar em vários papéis no desenvolvimento de software, ajudando o time a focar em entregas de valor e auxiliando os clientes a construírem seus negócios pensando mais no problema do que na solução. Além disso, já ajudei na formação de novas gerações de profissionais, seja internamente ou dando treinamento externos. Também procuro estar conectada com a comunidade para aprender mais e poder contribuir também. Acredito que como tenho focado na parte de gente, gestão e organização poderei contribuir trazendo os cases que atuo com aprendizados e sucessos.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Iniciei sem saber nada de nada em 2012, com o desafio de ajudar os times a se desenvolverem e fazerem melhores entregas. Nessa época tive meu primeiro contato com Scrum e comecei a aplicar bem by the book. Logo, comecei a participar das comunidades ágeis e fiz alguns treinamentos que me ajudaram a entender que agilidade era bem mais do que papéis e cerimônias. Comecei a puxar iniciativas dentro da empresa para disseminar a cultura ágil, como workshops e treinamentos. Pude atuar nesse tempo em vários papéis, como QA, Scrum Master e Product Owner. Ajudei a incluir novos serviços na empresa com maior foco nos clientes, como design sprint. Há 2 anos estou atuando na parte organizacional e ajudando a empresa com diversos desafios, desde capacitação do time, desenvolvimento profissional, gestão e estratégico. Inovando em algumas áreas que pareciam consolidadas mas que mereciam uma melhora para continuarmos crescendo como empresa.

Já pude participar da organização e como voluntária de eventos como Scrum Gathering Rio, Scrum Gathering Porto, Agile Brazil e o Agile Coach Camp onde pude aplicar a agilidade em contextos menores.

Voltar