Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.
Trabalho remoto: Devido o cenário pandêmico que infelizmente fomos obrigados a passar nos últimos dois anos, fomos também forçados a entender qual seria a melhor forma de interagirmos e nisso, o trabalho remoto foi crucial para darmos prosseguimento às nossas atividades. Esta é uma mudança que veio para ficar e que traz boas perspectivas, porém ao mesmo tempo perdemos grande parte das relações humanas que eram facilmente construídas com a proximidade física. Como manter este aspecto vivo? Que estratégias estão funcionando ou não para que pessoas e times tenham sinergia e possam alcançar seus resultados desejados através da colaboração?
Work-life balance e saúde mental: Ao mesmo tempo, tenho observado um grande crescimento no número de pessoas que estão passando por situações desfavoráveis no que diz respeito a manter um ritmo de trabalho sustentável e como isso tem refletido em burnout, aspectos físicos e psicológicos. A demasiada quantidade de reuniões, contextos paralelizados, além do "fácil acesso" ao ambiente de trabalho estão fazendo com que percamos o controle sobre isso. Precisamos pensar em formas de prevenir, ou quais sinais devem ser usados para identificar esses comportamentos destrutivos, e também em como estimular as empresas a tratar este assunto com extrema seriedade.
Ter este background tanto em consultoria quanto hoje em uma empresa de produto em hypergrowth, me permite trazer diferentes perspectivas e contrapontos em discussões abertas, devido a pluralidade de contextos que pude vivenciar e trazer necessidades reais que times e pessoas vem enfrentando em suas jornadas de trabalho. Estar ativamente atuando em definições de carreira para um chapter de agilidade também me permite conversar sobre como definimos o nosso papel de agilista e que tipos de comportamentos devemos fomentar versus a forma como o mercado enxerga.
Meu primeiro contato com agilidade foi em meados de 2011-2012 mas ativamente vim aplicando no meu dia a dia e no cotidiano das empresas que trabalhei desde 2015. Durante os primeiros anos da minha carreira executei papéis mais voltados a um modelo tradicional de gestão de projetos como analista de negócios, analista de requisitos e gerente de projeto em iniciativas pontuais e aos poucos migrando para formatos de agilidade com pequenas equipes de desenvolvimento.
Em 2018 ingressei na Plataformatec como Agile Coach onde tive a oportunidade de vivenciar diferentes contextos dentro de empresas de tecnologia/produto no Brasil e no exterior (em segmentos como seguros, logística, financeiro e blockchain) atuando ativamente ou pareando com outros colegas agilistas em situações diversas dos projetos de consultoria.
Atualmente sou Agile Specialist & Chapter Manager pelo Nubank, atuando em engajamentos a níveis de BUs ou agrupamento de times, dentro e fora da engenharia. Realizo também, com frequência, mentorias com pessoas ou grupos para auxiliá-los a mitigar suas próprias dores e situações ou rampar conhecimentos de agilidade que podem ser úteis para os diversos papéis da organização. Por fim, lidero a refatoração do career path do chapter de agilidade, iniciativa essa pensada em criar uma visão unificada e homogênea dos antigos artefatos relacionados ao crescimento de carreira do Nubank e Easynvest.
Mais recentemente tive a oportunidade de palestrar pelo TDC, em Dez/2021, sobre o tema "Gestão de portfólio sem o uso de frameworks parrudos" pela trilha Stadium e Business Agility.
Voltar