Mudança de data

Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.





Dalila Assunção


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Gostaria de ouvir experiências de outros participantes sobre como apoiar times durante a mudança do trabalho tradicional para o trabalho ágil. No meu cotidiano, participo de um time que está fomentando a transformação digital numa das maiores instituições bancárias do país. Os desafios que encontro estão fortemente relacionados a levar conhecimento teórico e prático sobre agilidade para os times, seja através de treinamentos, facilitação de dinâmicas, mentorias ou dinâmicas de troca. Conhecer boas práticas sobre como conciliar a aprendizagem teórica com a prática e como auxiliar os times na mudança de visão do trabalho são pontos que quero aprofundar. As transformações, em geral, geram medos e resistências em alguns profissionais e gostaria de trocar com os demais participantes sobre como apoiar o time nesse processo. Ouvir experiências relacionadas ao engajamento da alta liderança no processo de transformação e também sobre como distinguir os momentos que exigem uma atuação mais de coaching dos que demandam uma atitude mais consultiva pode me auxiliar no meu desenvolvimento como agile coach.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Eu acredito que minha curiosidade intensa é que mais me ajudará a contribuir com o Agile Coach Camp. Esse traço de personalidade marcante que me acompanha, me impele a fazer perguntas inquietantes quase em todos os contextos em que transito. Apesar de e, ao mesmo tempo por quê, sou fresca na Agilidade creio que trago uma perspectiva diferente de quem já está há muito tempo trilhando esse caminho, algo como a ingenuidade do iniciante que chega a ser provocativa. Além disso, vivencio uma jornada profunda em comunicação não violenta que me mune de recursos para um diálogo empático e me dá habilidades na gestão de conflitos, temas que eu considero super relevantes para a Agilidade.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Minha trajetória no universo ágil começou há pouco mais de 02 anos quando fiz um curso de Product Owner com Alexandre Magno. Logo em seguida, recebi o convite para me juntar à equipe da Emergee apoiando a empresa em assuntos de marketing enquanto me capacitava para atuar com o time de consultoria. Durante quase 01 ano, tive contato intenso com frameworks ágeis, Business Agility, teoria da complexidade e sensemaking, além de acompanhar os consultores em processos de transformação ágil em grandes empresas brasileiras. No último trimestre de 2021, a Emergee foi comprada e comecei a colocar em prática, mais intensamente, o conhecimento que vinha acumulando. Desde então, venho fortalecendo minha musculatura ágil através de vivência prática e contínua aprendizagem teórica. Lidero uma equipe que está conduzindo a transformação acelerada de uma proeminente área de negócio no banco em que trabalho, além de ser parte ativa de grupos que atuam em temas estratégicos sobre carreira e comunicação no processo de transformação. Somado a isso, minha trajetória profissional é recheada de diferentes experiências, que me conferiram grande flexibilidade e capacidade de rápida adaptação a mudanças, elementos essenciais à minha atuação na Agilidade.

Voltar