Mudança de data

Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.





Danilo César


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Planejo trocar experiências em relação a transformação ágil, quais técnicas, frameworks e metodologias tem feito mais sentido e em quais contextos. Seria ótimo explorar os seguintes temas: -Como utilizar o Scrum@Scale para conectar o nível estratégico com o nível operacional. Principalmente em como fazer isso em uma empresa que possui times atendendo diferentes produtos, uns conectados e outros não. O maior problema aqui é em como criar a cultura ágil em pessoas que simplesmente querem executar o seu trabalho e não se preocupam com o algo além. Existem atalhos para criar a “visão de dono” em pessoas operacionais? Como transformar os antigos gestores em product owners e chief product owners com visão estratégica, sabendo compartilhar e dar autonomia para os times? -Métricas de eficiência dos times e principalmente eficácia, em conjunto com indicadores de negócio. Discussões de Business Agility, como técnicas para construção da estratégia e os desdobramentos para o nível tático e operacional. Como e quais métricas farão mais sentido compartilhar com o time para que eles vejam seus próprios resultados, o quanto eles estão contribuindo para a empresa e possam avaliar melhorias. -Os desafios ao se utilizar o Scrum ou Kanban em um time operacional, que lida com projetos mas precisa conciliá-los com tarefas repetitivas, que lida com situações do dia a dia, como por exemplo um departamento de RH. O desafio aqui está em como manter o time trabalhando de forma colaborativa sendo que há pessoas realizando trabalhos que não necessariamente se complementam. Exemplo, dentro da equipe pode ter algumas pessoas dedicadas a recrutamento e seleção e outras dedicadas a treinamento. Cada uma exige uma skill e um não depende do outro para entregar resultado. Não faz sentido separar o time por questão estratégica. Como promover a colaboração nessa situação?

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Posso contribuir com lições aprendidas ao realizar a Transformação Ágil: lidar com pessoas resistentes que estão acostumadas num ambiente tradicional, implantar Scrum no C-Level e fazer os diretores e CEO seguirem o Framework, formar profissionais comuns para atuarem como agilistas e product owners. Posso falar sobre o projeto de mudança de cultura que implantamos em conjunto com o RH e marketing.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Desde 2019 venho realizando uma transformação ágil, que se iniciou na área de tecnologia da empresa e desde 2020 o projeto foi expandido para toda a empresa, transformando todos os times (somados 800 funcionários) para Scrum ou Kanban através do Scrum@Scale. A transformação está acontecendo desde o nível da diretoria (Executive Action Team e Enterprise Meta Scrum) até os times operacionais, passando pelo nível tático através dos times Scrum of Scrum. Tenho muito a compartilhar sobre essa experiência, quais tem sido os desafios dessa transformação numa empresa muito tradicional (jurídica) e principalmente como temos trabalhado a cultura para que essa transformação aconteça de forma orgânica. Especificamente meu papel começou como Agilista – Scrum Master, passando por gerente de agilidade na área de tecnologia (usando o SAFe) e agora como Enterprise Agile Coach (usando o Scrum@Scale). Desenvolvi uma boa experiência atuando na cultura através de treinamentos, dando suporte e acompanhando os times.

Voltar