Mudança de data

Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.





Eliézer Paes


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Gostaria de ter a chance de ouvir muito sobre alguns temas em especial:

1 - Engajamento: gostaria de participar de trocas de experiências sobre como a agilidade e a conexão com propósitos tem sido alcançada, e consequentemente o alinhamento com os objetivos estratégicos, em tempos de terceirização crescente, trabalho remoto e abundância de ofertas de vagas no mercado interno e externo. Passei esses ultimos dois anos envolvida com times, tribos e unidades de negócios bastante desafiadoras nesse sentido.

2 - Event Storming: Em todos os meus anos vivência com times, tenho observado uma distância incômoda de entendimento entre a necessidade de negócio que deve ser atendida pelo produto e os times de desenvolvedores que aterrisam essa estratégia. Tem sido um desafio diário ajudar os times a entenderem verdadeiramente os porquês de estamos construindo algo. Temos tentado inumeras técnicas, sem sucesso completo. Gostaria de participar de discussões sobre a técnica e identificar se tem ajudado a resolver esse problema.

3 -Autonomia dos desenvolvedores: tenho subido pleitos das bases para a diretoria no sentido de aumentar a autonomia dos desenvolvedores, pois tenho observado que não estamos confiando adequadamente em quem realmente executa a estratégia e consequentemente, não dando a liberdade criativa e contribuitiva. Acredito genuinamente que essa abordagem acelera de fato o tempo entre o momento que identificamos um problema e entrega real da solução na não do cliente final e tenho tido bons resultados em times onde temos conseguido aumentar esse nivel de autonomia. Gostaria de trocar experiências sobre esses cenários.

4 - Metas: Tenho tido experiencias não tão agradáveis com times onde as metas são individuais e estão relacionadas à bonus financeiro. Metas coletivas tem trazido mais resultados? O engajamento tem se mostrado maior, nas minhas experiências, quando a meta é do time. Gostaria de compartilhar experiências reais desse aspecto.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Acredito que minha vivência de mais de 20 anos nos mais diferentes papéis nas cadeias de valor, minha formação acadêmica e teórica, muito auto estudo, curiosidade, perfil questionador e inconformado me trouxeram algumas cicatrizes , cascas e bagagem para poder contribuir de alguma forma com experiências reais, teoria aplicada, contextos diversos e perspectivas futuras. Vivi intensamente uma transformação ágil / digital, tenho mentorado novos talentos e interagido bastante com a comunidade de forma a me sentir preparada para discutir sobre diferentes temas, aprender e trocar efetivamente.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Iniciei minha carreira profissional em 2002, e por 7 anos vivi o papel de desenvolvedora de software, podendo aplicar boas práticas de programação e XP. Logo após, passei 3 anos no papel de negócios e produtos, sempre relacionado à área financeira. Então gerenciei projetos tradicionais por mais 5 anos, gerindo todo o ciclo de desenvolvimento de software nas mais diferentes cadeias de valor de uma instituição financeira. Por volta de 2017, iniciei os primeiros ensaios de entregas usando abordagem ágil, atuando por 3 anos como Team Lead / Scrum Master em times de construção de produtos digitais vindo então, em 2020 a atuar não mais em nível time, mas organizacional como Agile Coach. Desde então ajudo tribos e unidades de negócio a alinharem times à estratégia além de contribuir com assuntos como design organizacional, frameworks de agilidade, evolução e crescimento profissional de pessoas e times e entrega de resultados tangíveis.

Voltar