Mudança de data

Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.





Erasto Meneses


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Quero validar algumas hipóteses relacionadas à Transformação Digital e o papel da agilidade neste sentido. Muitas empresas iniciam seu processo de transformação digital através da incorporação de métodos ágeis, porém existe uma clara desconexão desde onde está acontecendo esta incorporação (operação) e a estratégia das organizações que buscam sempre crescimento sustentável, elevar status quo, dobrar faturamento, abranger novos mercados, etc. Acredito que a agilidade continua querendo ser bala de prata para resolver todos os problemas da organização, e este não é seu propósito desde a minha experiência. Quero trazer estas reflexões para serem discutidas.

Quero aprofundar também nas carreiras do futuro (growth hacker, influencer digital, coach executivo, cientistas de dados, problem solvers) e dos papéis que se tornaram obsoletos, tais como um Product Owner sem autonomia, um Scrum Master que não conhece nem o próprio framework, agile coach que só sabem rodar dinâmicas de retrospectiva, gerentes de projeto que ainda acreditam que produtos são projetos, etc. seja por depreciação do conhecimento e entrega de valor assim como por descarte da própria comunidade por se tornarem frágeis demais pela falta de experiência e banalização deles.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Estou, nos últimos 3 anos, ajudando às organizações desde a camada estratégica a iniciar, acelerar e aprofundar suas jornadas de transformação digital em 3 pilares essenciais: Lean Thinking, Agilidade e Tecnologia, numa tríade que traz resultados tangíveis para a organização e as pessoas desde o ponto de vista do cliente final assim como do negócio. Neste período, tenho apoiado mais de 30 empresas de diferentes setores e portes impactando mais de 10k pessoas diretas e indiretamente.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Desenvolveu seu mindset lean a 20 anos a partir do aprendizado na Toyota Services da Venezuela, e posteriormente levou seus conhecimentos sobre o TPS e Toyota Way para empresas como Procter & Gamble, Dell Computadores, Accenture, Softplan, ENEL, Roche, BRQ, Spassu, Quality, Spread, Leroy Merlin, Sem Parar, Santillana, Viacredi etc. atuando como Head de Transformação Digital Lean na condução da transformação digital. Possui ampla experiência, com mais de 20 anos de implementação da filosofia Lean, e posteriormente Agile nas áreas de Serviço e Digital, tendo promovido o desenvolvimento destas práticas e contribuído com o aumento da eficiência operacional de diversas empresas. Formado em Ciências da Computação e diplomado "Especialista Kaizen" pela University of Toyota, possui formação de Master Coach pela Sociedade de Coaching Venezuelana e pela Brasileira, contribuindo com o desenvolvimento das pessoas, "tornando-as hoje melhores do que ontem e amanhã melhores do que hoje".

Voltar