Mudança de data

Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.





Letícia Vieira


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Ágil Escalado: Como criar sinergia em diferentes níveis: Squad estratégico com Squad Tático com Squads de execução? Há 3 meses entrei em uma empresa e me deparei com times que tem sinergia em diferentes níveis. Hoje estamos em um momento de transformação ágil. Eu aprendi e estudei sobre ágil escalado, porém agora como colocar em prática? Com isso gostaria de trazer esse tema para discussão.

Transformação Organizacional: Como transformar e trazer mudanças sem traumatizar? Como contaminar de forma positiva ambientes mais delicados? Estou em uma empresa muito tradicional e qualquer mudança assusta e quando aplicada de forma incorreta espalha-se o trauma. Dessa forma, eu piso muito em ovos o que acaba dificultando e atrasando transformações necessárias.

OKR: Gostaria de explorar ideias e compartilhar experiências de como são aplicados os OKRs para gerenciamento de metas. Como geralmente é feito o acompanhamento de OKR? Estou em uma empresa multinacional e hoje os OKRs claros são os estratégicos nível LATAM. E quando se chega no nível tático e operacional os objetivos se perdem um pouco. Gostaria de compartilhar experiências sobre a implantação de OKRs

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Acredito que posso contribuir com a minha experiência gerenciando projetos e trabalhando em times ágeis e híbridos. Os projetos que atuei são focados em projetos de TI (times de execução e operacionais) em diversos segmentos como Seguros, Telecomunicações, E-commerce, CRM, Jurídico e regulatório (LGPD) e saúde. Posso dizer que sou das antigas, vim do mundo cascatão e há 5 anos estou na transição para a agilidade. Hoje atuo como Scrum master em Squads de nível estratégico. Meu histórico profissional abrangente me permite ter diversas perspectivas e visões em diferentes cenários e níveis, desde operacional, tático ao nível estratégico. Contem comigo para ajudar com organização, condução de jogos e dinâmicas.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Iniciei como PMO apoiando gerente de projetos e segui como analista de negócios (Uma espécie de PO no passado) na AIG (uma empresa de seguros). Depois passei por consultorias até entrar na VIVO onde entrei como Gerente de projetos em pequenos projetos de desenvolvimento de Software nos segmentos de atendimento ao cliente (Sistemas de call center, lojas, URA, etc). Bom, até aqui todos projetos eram conduzidos de forma tradicional: planejar, desenhar, desenvolver e entregar. Foi nesse período que comecei estudar e me aprofundar com valores, conceitos e princípios ágeis, com isso, aos poucos fui introduzindo aos poucos esses conceitos aos que estavam a minha volta. Na Vivo tive contato com equipes ágeis onde trabalhei como Scrum Master de algumas Squads do segmento Jurídico. Em uma das Squads chamada de JARVIS compartilhavamos uma sala e utilizamos o framework Scrum e método Kanban. O time de desenvolvimento utilizava a cultura, ferramentas e conceitos DevOps. Tínhamos entregas mensais em produção. Os maiores desafios eram as burocracias dentro da companhia, e como Scrum constantemente eu precisava defender mudanças e otimização de processos junto a equipe de PMO ou através de projetos com base no 6 sigma promovendo melhoria de processos para empresa. Após esse período, estava em busca de novos desafios e hoje estou na Johnson & Johnson, em um segmento totalmente diferente. E estamos com um enorme desafio de transformar a empresa, tornando-a mais digital, mais ágil, mais competitiva. E assim faço parte do Centro de Excelência com objetivo de trazer transformação ágil. E está sendo um aprendizado gigantesco, afinal estou em um ambiente extremamente tradicional, a empresa tem mais de 100 anos e eles amam tradições e tem dificuldades de mudar. Estamos em 4 Squads do nível tático e estamos com o desafio de escalar o framework Scrum em demais níveis. Bom, está sendo uma experiência extremamente incrível e muito desafiadora.

Voltar