Mudança de data

Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.





Mariana Zaparolli


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Quero aprender mais sobre Design Organizacional e sobre como as organizações estão evoluindo sua governança em ambientes ágeis (com times ditos ágeis e ambição de ampliar a fluidez do trabalho através de processo enxutos) ou “híbridos” (expectativa de convivência de times classificados como ágeis com times que seguirão trabalhando com waterfall).

Design Organizacional é um tema complexo, com muitas variáveis, pouca bibliografia disponível ainda quando comparado com outros temas. Na Bain chamamos de Taxonomia e percebo o quanto o Design pode ser uma alavanca ou um problema na ambição da organização. A forma como a empresa define o contexto das missões do times e quais serão os mecanismos de organização, gestão e governança do ambiente são elementos cruciais da estrutura organizacional. Além disso quero trocar percepções sobre resultados ao longo do tempo de Jornadas Ágeis e sempre quero discutir sobre Cultura organizacional.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Creio que posso contribuir com minha experiência vivida em ambiente tradicional (empresas do segmento financeiro), com minha experiência a frente de uma área de Agilidade Organizacional e Governança de portfólio por 4 anos em uma Fintech e de 2 anos de consultoria estratégica, atuando em diversos segmentos e contextos. Além disso, nestes ultimos 7 anos tenho me mantido muito conectada aos eventos da comunidade ágil, o que me propicia muita troca e aprendizado.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Tive a oportunidade liderar uma mudança de atuação dos times que eu fazia gestão dentro de um banco (Itau), um momento que a organização falava nem conhecia Agilidade. Ali vivi por quase 2 anos a chamada “agilidade na trincheira”, fazendo o papel de PO de 3 times e liderando funcionalmente as pessoas que ali estavam. Depois em um Fintech, PagSeguro, vivi muitas faces da Agilidade Organizacional, passando por design das estruturas, processos de governança, modelos de composição e gestão das equipes, carreiras, comunidades, treinamentos, e tudo muito conectado ao negócio e à estratégia da organização. Em 2 anos de Bain & Company tenho vivido Agilidade de visões diversas, suprindo necessidades diferentes de grandes organizações dos mais diversos segmentos e indústrias. Também tenho atuado fortemente em inovar formas de trabalho dentro da própria Bain, que tem sido um desafio muito interessante em uma empresa sólida de grandes resultados e reconhecimento no mercado.

Voltar