Mudança de data

Devido ao agravamento da pandemia de Covid 19 tivemos de alterar a data do evento de Março para Abril, caso queira saber mais clique aqui.





Natalia Manha


O que você planeja aprender ou explorar no Agile Coach Camp e quais os temas que você quer ver discutidos?

Gostaria de aproveitar a oportunidade do evento para trocar experiências sobre agilidade em escala, principalmente em empresas com o desafio da governança de portfólio de produtos, desde a ideia até a gestão financeira dos resultados.

Como você acredita que pode contribuir nessa edição do Agile Coach Camp?

Posso contribuir com minha vivência nos últimos 4 anos com a Governança de Portfólio, principalmente com foco no Método Kanban com Fit for Purpose, Flight Levels e KMM, não só para times de desenvolvimento, mas também em frentes de Produtos, com envolvimento de áreas de negócios como operações, contabilidade, jurídico, riscos e regulatório, de compliance e auditoria. E compartilhar meu conhecimento sobre gestão de sistemas produtivos, equipes de alta performance e indicadores, tema da minha dissertação de mestrado, relacionados à aplicação de práticas ágeis para formação de times. Além disso, posso dividir minha experiência de 2007 a 2018 com Transformações Lean e Ágil, para definição de estratégia, mapeamento de processos, identificação de oportunidades de melhoria contínua e capacitação de times e áreas em valores e princípios ágeis com aplicação de práticas tanto do Método Kanban como também Scrum.

Conte-nos qual é a sua experiência colaborando para que equipes e organizações sejam ágeis

Apesar de ter iniciado minha carreira estudando desenvolvimento de software, minha primeira oportunidade veio em 2007 na IBM, onde atuei até 2015 com a coordenação de Operações, Projetos e Programas com apoio de práticas Lean, que trouxeram a base de estratégia, processos e indicadores que me permitiram ingressar na agilidade. Em 2015, finalizei meu mestrado estudando sobre equipes de alta performance, projetos globais e indicadores de desempenho e passei a relacionar esses conhecimentos a aplicação de práticas ágeis dentro da minha área de negócio. Em 2016, fui convidada a liderar a aplicação do Método Kanban na IBM, com a capacitação de mais de 5.000 pessoas e a formação de um time de 30 Agile Coaches, em uma iniciativa global envolvendo mais de 40.000 pessoas em países como Costa Rica, Estados Unidos, Europa, Índia e China. Desde 2018, atuo na Governança de Portfólio de Produtos do PagBank PagSeguro, facilitando o desdobramento de objetivos estratégicos, resultados chave e iniciativas com o uso de práticas ágeis junto a gestores de produtos e áreas de negócios e também iniciei meu doutorado na FEA-USP, com o objetivo de me especializar cada vez mais no desenvolvimento de novos produtos, na gestão de portfólio e em como lidar com ambientes de incerteza.

Voltar